-->

Um Conto de Réis - Festival de Besteiras que Assolam o Maranhão - Greve dos PMs e Bombeiros

Publicidade
por Frederico Luiz

A blogosfera maranhense está em êxtase. Uma catarse só, desde a última quinta-feira, 28, com a greve dos policiais e bombeiros militares.

Porém, nem tudo que parece, é. E alguns blogueiros preferiram os boatos e as informações desencontradas no vale-tudo para auferir audiência. Se Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta lançou o Febeapa (Festival de Besteiras que Assolam o País), nada mais justo que Frederico Luiz , o João Estrada Branco lance o Febeama (Festival de Besteiras que Assolam o Maranhão).

Décio Sá, disparado, foi o que mais publicou meias, um quarto, um oitavo e mesmo um centésimo de verdade no seu Blog, o de maior audiência no estado, conforme constata o Alexa. Vejamos, pelo menos três classificadas para a final do Febeama:

Em nota, Segurança desmente boatos de
arrastões espalhados por deputado do PCdoB

O Boato
A secretaria de Segurança Pública divulgou nesta sexta-feira nota oficial desmentindo a ocorrência de “arrastões” na cidade divulgadas por pessoas irresponsáveis como o deputado Rubens Júnior (PCdoB). Na quinta-feira, o parlamentar usou a Tribuna da Assembleia e seu próprio Twitter para disseminar ainda mais a boataria.

O Fato
O deputado estadual Rubens Pereira Júnior retuitou uma postagem do Trânsito Livre! Microblog que orienta os motoristas da capital do Maranhão.

Justiça nega prisão de líderes da greve da PM

O Boato
Essa foi pura maldade... não tem nem como negar. A Agência Brasil publicou assim:

Da Agência Brasil:
Brasília – O juiz auditor militar em São Luís, Vicente de Paula Gomes de Castro, julgou improcedente o pedido da Corregedoria da Polícia Militar (PM) para decretar a prisão de quatro líderes da greve da PM e dos bombeiros do Maranhão.

O pedido, feito ontem (24) pelo encarregado do inquérito que investiga o movimento grevista da PM do Maranhão, coronel Edilson Moraes Gomes, alega crime de desobediência, porque os militares são proibidos pela Constituição de fazer greve.

E o Blog do Décio reproduziu assim:

Da Agência Brasil:

Brasília – O juiz auditor militar em São Luís, Vicente de Paula Gomes de Castro, julgou improcedente o pedido da Corregedoria da Polícia Militar (PM) para decretar a prisão de quatro líderes da greve da PM e dos bombeiros do Maranhão.

O pedido, feito ontem (24) pelo encarregado do inquérito que investiga o movimento grevista da PM do Maranhão, coronel Edilson Moraes Gomes, alega crime de desobediência, porque os militares são proibidos pela Constituição de fazer greve. O governo anunciou que vai recorrer da decisão.

O Fato
A maldade está na última frase, creditada à Agência Brasil: "O governo anunciou que vai recorrer da decisão."

O governo nem é o autor da ação que pediu a prisão preventiva, prontamente negada pelo juiz auditor Vicente de Paula Gomes, conforme explicado no Blogue, aqui.

Dutra e Melo fazem média com grevistas em ITZ

O Boato
Mais uma prova de que o movimento grevista de policiais e bombeiros é político. Em Imperatriz, quem foi fazer média de defensor dos militares foi o deputado federal Domingos Dutra (PT). O petista é pré-candidato a prefeito em Paço do Lumiar.


Na foto, ele aparece ao do coronel “balaio” Francisco Melo (PDT), candidatíssimo à Prefeitura de Imperatriz. Ele comanda a greve na cidade onde já até incendiaram um posto policial.

O Fato
O coronel Francisco Melo foi candidato a deputado estadual (2000) e a prefeito de Imperatriz (2004) pelo PDT. Os militares possuem sistema de filiação especial, eles assinam a ficha somente na convenção que os homologa candidato. E Melo sabe que o PDT de Imperatriz é controlado pelo deputado estadual Carlinhos Amorim, pré-candidato da sigla à Prefeitura. Na verdade, Melo está de affair com o PSOL

Partido da Imprensa Golpista
O PiG também não deixa por menos. É o encarregado de tentar desmoralizar o movimento dos grevistas militares:

Policiais militares do Maranhão
invadem Assembleia Legislativa

O Boato
Cerca de mil policiais militares e oficiais do Corpo de Bombeiros do Maranhão invadiram na noite desta quarta-feira (23) a Assembleia Legislativa do Estado após a categoria decretar greve por tempo indeterminado. A ocupação das dependências do prédio também não tem data para terminar.
(...)
Até o início da madrugada, o clima era tenso e os policiais militares que aderiram ao movimento falam que se houver qualquer tentativa de tirá-los do edifício haverá confronto. Os policiais estão nos gabinetes, nos jardins e alguns tentaram entrar no plenário, mas foram impedidos pelo gabinete militar da casa. Não há informações sobre depredação de patrimônio do imóvel.

O Fato
Tanto o presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo, do mesmo partido da governadora Roseana Sarney (PMDB), quanto o líder do PDT, Carlinhos Amorim, desmentiram a suposta "invasão" que seguida de um blefe: "Não há informações sobre depredação de patrimônio do imóvel". Veja:

Boas Vindas
Arnaldo Melo também deu boas-vindas aos policiais militares, que lotam a galeria da Casa e, assim como fez com relação aos deputados, pediu cautela, em nome do desenvolvimento das funções legislativas. “Vocês são nossos convidados. Nós da Mesa pedimos a compreensão de todos para que a sessão funcione plenamente”, declarou o presidente.

Tempo das Lideranças
O senhor deputado Carlos Amorim (Foto ao lado, sem revisão do orador) - Presidente, meus caros Deputados e Deputadas, senhores da imprensa eu quero, inicialmente, me associar aqui aos policiais militares e membros do Corpo De Bombeiros que vieram a esta Casa, nesta manhã, na expectativa de assistirem aqui a leitura de um documento a ser enviado pelo Governo do Estado, assumindo o compromisso do reajuste salarial.


Link Patrocinado:
Advertisemen