-->

No Maranhão: Castelo e Madeira pioram gestão fiscal

Publicidade
por Frederico Luiz

Ex-prefeito Ildon Marques
teve gestão mais eficiente
O Tiago sabe... o Samuel Souza, também. O Blogue do Frederico Luiz ampliou a constatação e de acordo com o índice Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) da Gestão Fiscal (IFGF), as administrações das gestões tucanas das duas principais cidades do Maranhão são um fiasco.

A capital, São Luís e a segunda maior cidade, Imperatriz, respectivamente, de acordo com o IFGF possuem notas 4,9 e 3,3. O que equivalem a Conceitos 'C' de 'D', ou seja, situações 'Difícil' e 'Crítica'.

O índice é apurado a partir da receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida.

No Maranhão, as três melhores gestão estão em Bacabeira, Magalhães de Almeida e São José de Ribamar. A coluna da esquerda equivale a posição no Brasil.

100º0.7984MABacabeira
312º0.7461MAMagalhães de Almeida
341º0.7402MASão José de Ribamar

Castelo piorou
O prefeito João Castelo costuma culpar seu antecessor, Tadeu Palácio (PP) pelo caos da capital do Maranhão. Não é o que Índice verifica. Em 2008, último ano da gestão do ex-prefeito que agora é pré-candidato a prefeitura na eleição deste ano, São Luís obteve nota 6,6 e estava no conceito de 'Boa Gestão'.

Para entender a nota, basta multiplicar por '10', o IRFG que varia de 0 a 1. O município brasileiro melhor avaliado é Santa Isabel-GO com a fantástica nota 9,7.

Madeira também
O prefeito Madeira também piorou a gestão financeira, segundo dados da Fijan. Em 2008, a cidade que era administrada pelo ex-prefeito Ildon Marques (PMDB), também pré-candidato a retornar ao Palácio Renato Moreira este ano, recebeu nota 5,3. Mas, a gestão era considerada 'Difícil'. O atual prefeito a deixou 'Crítica'.

Kassab estável
A maior cidade do País, São Paulo-SP tem uma 'Boa Gestão', segundo o mesmo critério. A nota aproximada é de 7,8 conseguida pelo prefeito Gilberto Kassab do PSD. Um pouco menor do que o 8,0 auferido por ele mesmo em 2008.

Para conhecer o índice de todas as cidades brasileiras e maior detalhamento, siga para a página de downloads ou faça a conferência cidade por cidade, aqui.
Advertisemen