-->

Muito obrigado, Neiva Moreira

Publicidade
por Frederico Luiz

Na década de 90 do século passado, lancei a Folha de João Lisboa, cidade a 12km de Imperatriz-MA. O jornal era mensal e inspirado no Pilão da Madrugada, do agora saudoso Neiva Moreira.

Neiva Moreira nasceu em Nova Iorque-MA em 10 de outubro de 1917
No alto sertão do Maranhão, conta Neiva em seu livro, o 'farol sonoro' indicava a posição para viajantes em noite escura. A Folha pretendia alertar os leitores daquela cidade sobre a diferença entre o abismo e a trilha na política e no cotidiano.

A idéia era, que nem um Chateaubriand timbira, lançar sucessivos jornais em pequenas cidades do Maranhão. Nascia as Folhas Tocantinas Coligadas, marca de fantasia das Folhas Locais do Maranhão do Sul. O 'Coligadas', em homenagem a Neiva, líder das 'Oposições Coligadas' do Maranhão na década de 60.

Sem pernas para tanto desafio, contentei-me com aldeias mais próximas e lancei os jornais de bairros de Imperatriz, Folha do Juçara, Folha do Bacuri, Folha da Santa Rita e Folha da Nova Imperatriz.

Era a forma do Rei do Brasil para seus Diários Associados com o conteúdo dos Cadernos do Terceiro Mundo do Presidente Nacional do PDT que conheci, os Cadernos, ainda no começo da década em 80, em Campina Grande-PB.

Clique na imagem para ampliar
Hoje, quarta-feira, 10 de maio de 2012, o vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlo (PDT) me telefona para comunicar da morte de Neiva.

Logo, lembrei-me do breve diálogo com o ex-deputado federal, há 11 anos, em São Luís-MA Ao mesmo tempo que apertávamos as mãos e lhe entregava um exemplar da Folha de João Lisba:

- Olha, estou lançando um Pilão em cada cidade do Maranhão, um jornal em pequenos municípios.
- Faça isso meu filho, muito bom, fico feliz!

O tempo passa e a Blogosfera ganha força. Os Cadernos de Neiva me inspiraram novamente. Um único veículo entrando onde poucos entram, com notícias das cidades do terceiro mundo e também do segundo que nem existe mais, e mesmo com informações do primeiro mundo. Surge o Blogue do Frederico Luiz em 12 de abril de 2010.

As Folhas caíram no outono de 2004 e estão sepultadas. A visão de Chateaubriand estava mesmo equivocada.

Ao contrário, Este Pilão ecoa cada vez mais alto para alertar leitores, conforme indicam os números do Google Analytics, em exatas 3.372  mil cidades de 142 países nas 5 regiões do planeta (Américas, Europa, Ásia, África e Oceania). Alcance bem diferente das Folhas antecessoras.

Neiva estava certo, de novo. Tanto na forma quanto no conteúdo.
Advertisemen