-->

Historiador faz palestra sobre o jornal como material de pesquisa

Publicidade
Marcos Fábio

Sabe qual é a mais perecível das mercadorias? É o jornal, que no dia seguinte já se transforma em história. Para refletir sobre a natureza histórica do jornal e sua condição de material de pesquisa do passado, o Comando de Greve da Ufma Imperatriz vai realizar, no próximo dia 15 de agosto (quarta-feira), às 18h, na própria Ufma, a palestra: “O Jornal como Recurso de Pesquisa Histórica.”

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email: marcosfmatos@gmail.com. Basta mandar um email solicitando a vaga. Estão sendo oferecidas 50 vagas. Podem participar estudantes universitários de qualquer área, de ensino médio e a comunidade em geral.

A palestra vai ser proferida pelo professor mestre Roni César Andrade de Araújo, mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba e, atualmente, professor assistente da Ufma, do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas, campus de Grajaú.

Percurso de pesquisa
Roni tem experiência em lidar com jornais como recursos de pesquisa. Em 2004, defendeu a monografia, no Curso de Licenciatura em História da Uema: “Análise político-social do argos da lei”; em 2005, apresentou o trabalho de conclusão de Curso de Especialização em História do Maranhão, também na Uema, com o título: “O jornalismo político de odorico mendes”.

Mais recentemente, em 2008, apresentou a dissertação de mestrado na UFPb, sob o título: “Das margens do Ipiranga ao Estreito dos Mosquistos - o maranhão e a independência do brasil nas páginas dos jornais "O Conciliador" e "o Argos da Lei".
Advertisemen