-->

Assassinatos do prefeito de Jussiape (PDT-BA), 1ª Dama e vereador estão relacionados às disputas locais, vice-prefeito escapou por um triz

Publicidade
Jornal da Chapada

Itaberaba (BA) - Os assassinatos do prefeito reeleito de Jussiape-BA, Doutor Procópio Alencar (PDT), e da sua esposa Jandira Alencar, neste sábado (24), chocaram a sociedade baiana e mexeu com o pacato município de 11 mil habitantes, na Chapada Diamantina.

Segundo o presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista) estadual, Alexandre Brust, a morte pode estar relacionada às brigas políticas na região. “Como dizem no interior, parece que ele assuntou”, explica Brust em entrevista ao jornal Correio. Ou seja, o adversário político teria ido tirar satisfação com o prefeito que havia sido reeleito para um novo mandato.

Jandira Alencar e seu marido, o médico Procópio Alencar foram fuzilados hoje de manhã
Brust também não descarta a possibilidade do atirador ter perdido alguma aposta com a vitória do Dr. Procópio, prática também comum no interior baiano. Brust ainda comentou que depois de matar o prefeito, o atirador estava indo atrás de Gilberto Dos Santos Freitas (PSC), vice-prefeito, mas foi alvejado antes.

“É um fato lamentável. Um assassinato bárbaro, que lamentamos profundamente na política baiana”, resumiu Brust. Quem confirmou presença no enterro do prefeito foi o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, que viaja amanhã para Jussiape. Segundo Nilo, o enterro será na própria cidade, às 11h. “Ele era como um amigo para mim. Um médico de 75 anos, que já estava indo para o seu terceiro mandato”, acrescentou Nilo.

O presidente não quis comentar as motivações do crime, mas salientou que não foi apenas um bandido. Segundo Nilo, havia mais dois criminosos: um que estaria ferido e outro que conseguiu fugir.

O secretário de Segurança Pública (SSP-BA) Maurício Barbosa, o delegado-geral da Polícia Civil Hélio Jorge, e o comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, viajaram ao município na tarde deste sábado para acompanhar as investigações.

As circunstâncias dos assassinatos, gerente da Embasa é a
4ª vítima fatal dos atiradores, entre eles: Coló do Quiosque

Os assassinos invadiram a casa do prefeito de Jussiape-BA e atiraram contra ele e sua esposa Dona Jandira, que também faleceu.

Segundo informações que chegaram em primeira-mão ao Jornal da Chapada, o prefeito estava em reunião com um vereador. Ainda não se sabe o que motivou o crime, mas as informações apontam também que outras pessoas ficaram feridas, inclusive o gerente da Embasa, Oderlange Pereira, que foi alvejado e não resistiu aos ferimentos.

Um dos atiradores, conhecido por Coló do Quiosque, foi morto depois de trocar tiros com policiais. O delegado do município de Livramento de Nossa Senhora, Edson Santos de Souza, disse que o atirador ainda se dirigiu para uma feira livre a procura de outras vítimas.

O delegado também afirmou ter acionado a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e as guarnições da Polícia Civil de Brumado e de Livramento, além de policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Doutor Procópio foi eleito com 58,48% dos votos válidos, cerca de 3.121 pessoas votaram nele no pleito de outubro deste ano.

Com isso a Prefeitura Municipal terá novo comando a partir desta segunda-feira (26). O vice-prefeito passa a administrar Jussiape até o final de dezembro deste ano. Em janeiro assume o vice eleito na chapa junto com Doutor Procópio, Gilberto (PSC), que será diplomado no lugar do prefeito assassinado.
Advertisemen