-->

Uau! Brasil conquista cinco medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Publicidade
Ecaderno

A equipe brasileira que participou da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA)levou duas medalhas de prata e três de bronze. O evento, que aconteceu em Volos, na Grécia, terminou no último domingo, dia quatro.

Da esquerda para a direita: Daniel, Fábio, Larissa, Luís Fernando e Allan
Daniel Mitsutani de São Paulo (SP) e Luís Fernando Valle de Guarulhos (SP) conquistaram a medalha de prata. Fábio kenji Arai de São Paulo (SP), Allan dos Santos Costa, Bauru (SP) e Larissa Fernandes de Aquino de Recife (PE) levaram a medalha de bronze.

O treinamento dos estudantes foi realizado na cidade de Passa Quatro, no sul de Minas Gerais, com professores e astrônomos. Dois grupos de estudo participaram de oficinas de atividades e observação do céu à noite, utilizando instrumentos e a olho nu.

As aulas foram promovidas pelos professores João Batista Canalle, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Julio Klafke, da Universidade Paulista (Unip) e os dois líderes que forma com a equipe para a Grécia, Gustavo Rojas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Eugênio Reis do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Os medalhistas já participaram de outros torneios de conhecimento no exterior. Em 2012, Larissa e Luís Fernando conquistaram a prata na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Já Fábio, levou menção honrosa na última IOAA. No ano passado, a internacional foi disputada no Brasil.

Para participar
O candidato interessado em competir nas olimpíadas internacionais precisa obter ótima pontuação no exame da OBA. De acordo com o resultado, o aluno participa de processos seletivos e etapas classificatórias. Os finalistas fazem um treinamento com profissionais da astronomia.
Advertisemen