-->

UFPE é semifinalista da Competição Nacional de Mediação

Publicidade
TJDFT

Brasília, DF - A I Competição Nacional de Mediação, evento inédito no país na área, realizada nesta segunda-feira, 12/8, com participação de 25 faculdades de 14 estados, foi encerrada com a divulgação dos semifinalistas: Instituto Viana Junior de Juiz de Fora/MG; Universidade Federal de Pernambuco; Centro Universitário UniCeub de Brasília e o Instituto de Ensino Superior – Cenecista de Unaí/MG. Na manhã desta terça-feira, 13/8, no auditório do TJDFT, às 11h, será a disputa da semifinal; às 14h, a decisão da competição; e às 18h será realizada a cerimônia de premiação. O evento será aberto ao público para assistir a final, a partir de 13h30.

Ana Paula Fernanda Fonseca Maciel  integra a equipe semifinalista da Competição de Mediação
Na tarde desta segunda, 12/8, antes da disputa das quartas de final, magistrados, servidores e advogados falaram sobre as experiências antes e depois de trabalharem com mediação. O Coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, Marcelo Girade, apresentou o funcionamento do Núcleo e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB. O Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, 2º vice-presidente do TJDFT, salientou a importância de disseminar a mediação: “é importante replicar a ideia da nova forma de fazer Justiça e impregnar esse novo método de resolver conflito nas faculdades de Direito”.

Na sequência, a juíza Luciana Sorrentino, coordenadora dos CEJUSCS de Brasília e Taguatinga, contou seu início de carreira, época que desejava ser advogada. Disse que tem aprendido muito com a troca de experiências e deu a dica: “utilizem as técnicas de mediação e conciliação na vida de vocês”. Em seguida, foi a vez da juíza aposentada Eutália Maciel Coutinho que trabalhou a mediação e a conciliação em um trabalho voluntário no Tribunal após se aposentar. Em sua fala disse que a mediação não veio para excluir a conciliação ou a justiça tradicional, “é uma complementação no sistema judiciário”, afirmou.

Logo depois, os advogados Victor Marcondes e Carlos Alberto Signorelli falaram sobre suas experiências. Victor disse que os estudantes são inovadores, “vocês podem trazer técnicas, atitudes novas e demandas que a Justiça ainda não pensou. Tenham presença e encarem o improviso”, declarou. O advogado Carlos Alberto deixou o conselho para os participantes da competição “estejam preparados para negociar, conciliar e mediar”, finalizou.

O evento reúne mais de 50 estudantes de Direito de 25 faculdades de 14 estados até esta terça-feira, 13/8, em Brasília. O objetivo é estimular a cultura da resolução consensual de conflitos nas universidades brasileiras. A ação é uma iniciativa da Escola Nacional de Mediação e Conciliação – ENAM, em parceria com o CNJ e o Ministério da Justiça – MJ.

Ao término da competição, a equipe vencedora será aquela que demonstrar melhor domínio das técnicas de mediação e será premiada com um troféu. Já os integrantes das equipes classificados até a terceira posição receberão placas de honra ao mérito. A cerimônia de premiação será realizada nesta terça-feira, 13/8, no auditório do TJDFT. O evento será aberto ao público.

A competição nacional entre os estudantes de Direito faz parte do trabalho de fortalecimento do diálogo entre a comunidade acadêmica, órgãos do sistema de Justiça e gestores públicos envolvidos com meios adequados de resolução de conflitos.

O TJDFT possui um Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC e três Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB, dos Juizados Especiais Cíveis -CEJUSC-JEC/BSB e de Taguatinga – CEJUSC/TAG. O Núcleo é comandado juíza Luciana Sorrentino, os Centros de Brasília e Taguatinga pelo juiz Atalá Correia e o Centro dos Juizados Especiais pelo juiz Ricardo Faustini, todos vinculados à 2ª Vice-Presidência do Tribunal. A principal atribuição da 2ª Vice-Presidência é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal.

Nota da Redação da Aldeia: Ana Paula Fonseca Maciel é filha de Simone Fonseca com editor da Aldeia. e integra a equipe da UFPE na Competição. 
Advertisemen