-->

Bonde dos 40 x PCM - Governo Roseana permitiu fundação de facções

Publicidade
Bonde dos 40
Redação

Ontem à noite, finalmente, o País, o Maranhão e sua capital despertaram que existem duas organizações que disputam o tráfico de drogas e o comando do único presídio do estado, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Bonde dos 40 e Primeiro Comando do Maranhão (PCM) são os nomes das facções que lideram o submundo do crime na Terra de Gonçalves Dias.

O integrantes do Bonde dos 40 se dizem ladrões da antigas, mas usam pistolas modernas em vez das superadas espadas e adagas de Ali-ba-bá e seus quarenta ladrões.

Com página no Facebook, (estava no ar até esta publicação) eles anunciaram a rebelião de ontem, 09, com certa antecedência nesta rede social. Somente a polícia não viu.

Em vez de pesadas roupas costuradas a mão, o Bonde dos 40 prefere roupas leves das marcas Maresia e Smolder.

Em vez do assassinato, eles cultuam o roubo e a palavra bagulho é sempre repetida. Para a música, buscam inspiração numa organização similar que atua no morro da Mangueira no Rio de Janeiro.

Daí, portanto uma pista, ainda sem confirmação de que é possível que o Bonde dos 40 do Maranhão seja uma extensão ou tenha ligação de parceria com as facções cariocas, ADA (Amigos dos Amigos) ou o Terceiro Comando Puro.

Direto da Aldeia publicou sobre Rebeliões no Maranhão:
2010 - Rebelião de Pedrinhas com 18 mortos provoca a vinda de Comissão da Câmara
2011 - Rebelião termina, "Monstro de Pinheiro" foi mesmo decapitado
2012 - Governo do Maranhão terá que indenizar vítimas de rebelião em Pedrinhas
2013 - Maranhão sem lei: Rebelião em Pedrinhas e ônibus queimados nos bairros

Curiosamente, as duas organizações, Bonde dos 40 e PCM surgiram com força no cenário local desde que a governadora Roseana Sarney reassumiu o controle do do Palácio dos Leões em abril de 2009 e quando empoderou o atual secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes a frente da Pasta.

Nos tempos do velho deputado estadual Raimundo Cutrim no comando da Segurança havia crime no Maranhão, claro. Mas, sem este grau de organização como vemos hoje e que culmina com o aumento dos números da insegurança, como assaltos a mão armada e execuções.



Em junho de 2011, Wilson Lima em reportagem para o iG, e republicada pelo jornalista assassinado Décio Sá confirmava a fundação do PCM.

O Jornal Pequeno publicou e Meio Norte reproduziu o Estatuo do PCM que é curto e público. Como faz o PCC paulista. Veja os cinco artigos:

Fundado em 08/12/2003 e expandido 04/01/2011 P.C.M – 15.3.12

  1. Um por todos e todos por um.
  2. Nunca tomar uma atitude precipitada, sem antes comunicar o comando.
  3. Nunca usar o nome do comando em vão.
  4. O comando não apóia, e nunca vai apoiar, qualquer discriminação contra qualquer preso, seja da capital ou do interior, porque todos são iguais perante o crime.
  5. Transparência a todos os irmãos do comando.
Em depoimento para o iDufusora, um dos líderes da rebelião de ontem, confirmou a disputa por território e poder entre o Bonde dos 40 e o Primeiro Comando do Maranhão. Acompanhe:

Advertisemen