-->

A Força da Emoção

Publicidade
Isadora Barbosa

Ainda que sozinhos, não estamos imunes às decepções. Ainda que isolados do mundo, somos plenamente capazes de decepcionarmos a nós mesmos por nossas próprias escolhas. Ainda que numa ilha deserta, teremos sempre a necessidade de amar, de sentir, porque que graça teria a vida se não pudermos ter a emoção de esperar e esperar e esperar pra que um dia finalmente seja?

Sim
Diga, sim! Sim ao amor, sim as falhas, sim aos amigos, às boas festas, às boas conversas, as boas histórias, as expectativas... eu digo sim à possibilidade de ser feliz, ainda que antes eu tenha de me deparar com muitas decepções. Apenas viva sim! A grande sacada da vida é saber a hora de dizer sim. Já dizia Clarice Lispector em uma de suas obras.

É com o sim que nascem as possibilidades e também as relações. Precisamos saber, antes de tudo, o que queremos. O pouco não me serve, por exemplo, e meio termo não me cabe. Não gosto de funk, forró, axé e pagode. Não gosto de cigarros, não bebo bebidas alcoólicas, não gosto de determinados perfumes e nem me descem alguns sabores... E isso não é ser limitado.

É definir o que serve e o que não serve para mim. É diferenciar o que eu quero do que eu não quero, pois assim é um meio de facilitar um pouco a vida. Se não gostamos de determinado estilo de música, sabemos quais ambientes frequentar e quais, definitivamente, não frequentar. Assim são também as nossas relações.

Não aceito meias palavras, nem meios sentimentos, não quero um meio amor nem uma quase amizade. Ou tenho tudo com a urgência de quem sente ou não tenho nada. Prefiro sofrer pela ausência de uma possibilidade que pela insistência numa relação sem futuro. Parece difícil encarar a vida com praticidade, mas se começarmos pela ideia de que somos nós quem tomamos partido de nossas decisões e só nós que podemos trabalhar, ainda que arduamente, com o nosso coração e a nossa cabecinha é que poderemos saber para quê e para quem dizer sim.

“Você quer, mas não precisa”, era a frase que dizia uma personagem de um seriado, mas é humanamente impossível querer alguém sem a ideia de precisar. Eu preciso, oras. Eu preciso amar, eu preciso sentir e isso tudo é materializado em quem me oferecer afeto e me possibilitar a ligeira impressão de proteção. Todo ser humano é carente de amor. Todo ser humano nasce precisando de uma mão que se estenda e o guie. Eis, portanto, a bendita dificuldade em depois de adulto saber aonde ir sozinho. Eu, sinceramente, não sei ainda, mas continuo indo.

Mas o sim, ironicamente, ao longo dos anos, fica mais trabalhoso de dizer. É como se entalasse feito nó na garganta, é como se travasse no meio do caminho e tivesse vida própria. O sim abre portas e nem sempre as pessoas que entram cumprem com o que prometeram trazer pra dentro de nós. Às vezes, as pessoas passam feito um tornado, deixando como lembrança a limpeza interna que fica por nossa conta, nos custando lágrimas, suor e paciência.

Então, queixamo-nos a todos os ombros que aparecem, lamentando a expectativa que depositamos e infelizmente, faliu. Às vezes, nos deparamos com quem, apesar da bagunça, esqueceu um livro dentro da gente, uma música, uma piada ou qualquer cheiro, gosto, sorriso... Quando acontece a primeira hipótese, ficamos por conta do não. O "não nada mais" é o medo. É sob a pontinha de esperança que o amor floresce, por mais ínfima que seja. Quando o medo existe, o amor fica impossibilitado de nascer.

O medo é como uma erva daninha que vai devorando toda e qualquer possibilidade que a felicidade tente nos impor. Há pessoas que deixam o melhor de si e há outras que transformam nossas vidas em um belo novelão mexicano. Mas o sim e só o sim é capaz de nos garantir, ainda que quebrando a cara, a certeza de um dia sermos felizes. Só o sim abre portas, janelas, almas e vidas. São as expectativas que movem o mundo. Não me venham com estes ideias de não mais amor, não mais doar, não mais criar expectativas.

Não me venham com esses pensamentos adolescentes. O amor é para adultos. O amor é para os que acreditam na força que o sim tem. É com o sim que se é amigo, é com o sim que se é namorado, é com o sim que se noiva, é com o sim que se casam os amantes.

Diga sim! Viva sim!
Advertisemen