-->

Isadora Barbosa: Opção Pessoal

Publicidade
Isadora Barbosa

Será que a felicidade é uma opção pessoal? Penso que sim. Certa vez ouvi uma frase que dizia que "Sucesso, é conseguir o que se quer. Felicidade, é querer bem o que se tem". E é a mais pura verdade.

Mas, dentro de nossa visão egoísta e pequena, como gostar daquilo que conseguimos? Como gostar do que somos? Como aceitar que as pessoas não são e não vão fazer tudo aquilo que desejamos e esperamos?

É por isso que vivemos tristes e com uma sensação de vazio interior; apesar de vivermos em uma época em que somos "bombardeados" com tantas coisas para nos entreter. A maioria das pessoas vive frustrada, infeliz, descontente... parece que nada nos agrada o suficiente.

Como eu costumo dizer, parece que a maioria de nós vive "em crise de birra", ou seja, se o mundo não é como eu quero, então eu não brinco mais.

Nós não valorizamos nossas conquistas de vida. Conquistas, não apenas no sentido material, mas no sentido de nosso progresso e crescimento, seja no âmbito familiar, pessoal, profissional ou social. Quando conseguimos algo que desejamos, em um primeiro momento é a mais pura felicidade, mas logo em seguida, nos cansamos e não valorizamos. Certamente, com essa visão de mundo, nunca seremos felizes realmente, pois, é como se estivéssemos a todo o momento em busca do inalcançável.

Como será a felicidade? Onde ela está? Essas são perguntas para as quais todos buscam uma resposta. Depois de algumas reflexões, entendi que todos nós já a vivemos, nem que seja por um instante.

Lembre-se de um momento feliz em que você se sentiu pleno e realizado. Isto é a felicidade: Um Momento. Ela não está nas pessoas que achamos "perfeitas" ou em quem depositamos toda a nossa expectativa.

E acredite, qualquer que tenha sido o motivo de sua felicidade - o nascimento de um filho, um novo romance, a compra de uma casa, um emprego novo, ou qualquer outra coisa -, saiba que apenas você, através da sua individualidade, acreditou que isso fosse motivo para você sentir-se feliz. Quem não ficaria feliz se uma destas coisas acontecesse... no entanto, o que quero dizer, é que a felicidade está dentro do seu ponto de vista. É você que define o que pode lhe trazer a felicidade; é você que decide se vai aproveitar esse momento feliz e o mais difícil: se vai prolongá-lo ou não.

Certamente haverá momentos que terão o seu fim, mas o melhor de tudo será aproveitá-los enquanto você os vive.Quantas vezes você parou para analisar suas conquistas, refletir sobre aquilo que te traz conforto, bem-estar e alegria? Se parássemos para nos concentrar no que temos, talvez não ficaríamos tão frustrados e infelizes para aquilo que não temos ou "ainda" não conquistamos.

Claro que devemos querer sempre algo mais, pois faz parte do ser humano crescer, expandir e progredir, ao invés de ficarmos no conformismo. O problema é que nos sentimos plenos com aquilo que temos hoje. Partindo do princípio que, primeiro você deve sentir-se bem consigo mesmo, certamente tudo o que vir depois será algo a mais para nossa plenitude e não mais o motivo principal da nossa felicidade.

Nota do editor da Aldeia: Dezembro é o mês da troca de presentes. Esse é o nosso, o presente da Aldeia Global, todas as quartas-feiras você pode se ajudar aqui, nos textos de Isadora Alves.
Advertisemen