-->

Com sede reinaugurada, PDT segue lutando

Publicidade
PDT-MA
Roberto Rocha discursa ao lado de Márcio Jerry, prefeito Edivaldo ficou ao lado de Weverton e Maria Lúcia Teles
Frederico Luiz

São Luís, MA. O PDT reinaugurou nesta quarta-feira, 22, à noite, na rua dos Afogados no centro histórico de São Luís, a sua sede estadual e municipal. Entre os presentes de outras siglas, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), o vice-prefeito Roberto Rocha (PSB) e o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry.

Porém, o que se presenciou foi muito mais do que a reinauguração da parte física. Os trabalhistas, especialmente os ludovicenses, adentram em 2014 com uma nova alma.

Direto da Aldeia Global recomenda:
Blog do Carlinhos Filho tem mais fotos da reinauguração

Há apenas dois anos, em 2012, seria inimaginável uma confraternização como a que se viu ontem. Vereadores da sigla, históricos como Maria Lúcia Teles e jovens como Raimundo Penha, o secretário de Esporte da prefeitura de São Luís se abraçando com dirigentes partidários do interior a exemplo do vice-prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier. Credite-se este fato ao presidente estadual, Julião Amin, superintendente regional do Trabalho e Emprego.

Após as mortes de Leonel Brizola e de Jackson Lago, duvidou-se bastante do futuro da legenda trabalhista no Maranhão. Porém, ainda em 2012, o PDT conseguiu eleger oito prefeitos, centenas de vereadores e formalizar diretórios às centenas espalhados nos 217 municípios do estado. Uma epopeia.

Apesar destas seguidas demonstrações de força, com a redução do tempo de televisão após a entrada de novas legendas no cenário nacional, especialmente o Pros e o SDD, ainda em 2013, alguns céticos fazem desdém do potencial eleitoral do PDT no Maranhão.

Pelo que se viu ontem à noite, o clima de alegria dos militantes, a sigla pode aprontar, de novo, e chegar com força em junho para indicar o candidato a vice-governador na chapa do líder Flávio Dino e ainda eleger pela primeira vez uma bancada para a Câmara Federal, bem como uma expressiva votação para a Assembleia Legislativa.

Fator Edivaldo

Para crescer a partir das urnas de 2014, o PDT contará com o apoio decisivo do prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior. Ele já deu dois sinais. O primeiro, quando no primeiro semestre de 2012, na Assembleia Legislativa, durante encontro estadual, declarou-se pedetista. “Só não estou aqui porque ficou impossibilitado pela legislação eleitoral minha filiação, sinto-me em casa”, disse. O segundo sinal foi em 2013 quando declarou-se cabo eleitoral de Weverton Rocha.

Direto da Aldeia publicou sobre declaração de voto do prefeito
"Sou cabo eleitoral de Weverton Rocha", diz prefeito de São Luís

Em 2014, Edivaldo usará sua a ‘mão grande’ para afastar pretensos candidatos a vice de outras legendas na chapa de Flávio Dino. E deve garantir a ampliação da bancada federal do PDT. Ninguém espere os pedetistas no berço esplêndido, eles aprenderam com um amigo da sigla, o saudoso Miguel Arraes, que “A vida jamais se resolve, a vida é para ser vivida, lutando”!
Advertisemen