-->

Jacareacanga: Avião desaparece no sudoeste do Pará

Publicidade
Tio to em temporal e um motr parou avisa a mae q amo muit tods ...to aflita..to em pânico...se eu sair bem aviso...to perto do jkre...reza por nos...n avisa a tia ainda... (Rayline Campos, Técnica em Enfermagem desaparecida desde ontem no sudoeste do Pará)

Redação

São Luís, MA. O bimotor Baron está desaparecido desde anteontem, 18, no estado do Pará. Acompanhe a brilhante cobertura de Walter Azevedo Tertuliano no seu blog Rastilho de Pólvora.

A primeira com o título "Desaparecidos em Ação" mostra como foi o dia de ontem, com as buscas interrompidas à noite.

A segunda, no dia da tragédia, "Avião teria caído com equipe do Dsei". As buscas devem ser retomada na manhã desta quinta-feira, 20. Mais abaixo, e transcrita na abertura desta publicação, uma mensagem dramática do telefone celular de uma das passageiras do bimotor, Rayline Campos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) sucedânea do Dsai, órgão do governo federal.

MensagemMensagem

Desaparecidos em Ação


Walter Azevedo Tertuliano, Rastilho de Pólvora

Jacareacanga, PA. Uma densa neblina cobre Jacareacanga dificultando o trabalho de busca e salvamento, e antes disso a localização do sinistro que envolveu um bimotor Baron da Jotan Taxi Aéreo comandado por Luiz Feltrin com 4 passageiros à bordo, mais o comandante.

Pedimos desculpas às inúmeras pessoas que desde as primeiras horas da manhã entram em contato comigo seja por telefone ou redes sociais querendo saber de noticias; para completar o transtorno estamos presentemente sem conexão com a internet.

A cidade de Jacareacanga encontra-se em preces para que haja um milagre de Deus para que a aeronave seja encontrada e seus passageiros com vida. Nunca vi uma corrente tão forte através de igrejas e grupos familiares.

A respeito de uma parte do avião que teria sido avistada pelo Comandante Noco, a informação não condiz com a realidade, vez que a respectiva peça foi identificada como uma placa solar de uso domestico e não propriamente uma parte da aeronave.

No inicio da noite de ontem muitas pessoas se agrupavam no aeroporto local aguardando o trabalho de busca e salvamento através da equipe do helicóptero, e foi triste saber que não tinham sequer identificado o local do desastre.

Conversas de esquinas desprovidas de veracidade são constantemente corriqueiras neste momento, como o resgate de três corpos.

Atualizando... 05h35” Jacareacanga está triste, silente, e a densa neblina que envolve a cidade torna o clima emocional péssimo.

Atualizando... 06h37” Timidamente, o Astro-Rei dá o ar de sua graça e vai dissipando a névoa que paira sobre Jacareacanga.

Atualizando... 06h 42”  Segundo informação ainda não confirmada dá conta que um dos tripulantes do helicóptero teria avistado, quando retornavam da busca às 7h00 sinais incessantes de luz (farol) provavelmente uma moto em uma estrada vicinal próximo a Sede do município. Uma equipe terrestre teria ido para o local conferir.

Atualização... 07h35”  O tempo volta a fechar em Jacareacanga... isso é ruim!

Atualização... 08h00”  Recebi ligação de Manaus, de uma emissora de radio e um dos familiares de uma técnica de saúde que estaria no voo.

Atualização... 08h30”  Muitas pessoas, na maioria meus parentes, ligam de Goiânia, Manaus, Santarém, perguntando se meu filho Tiago Tertulino que pertence a equipe de saúde do DSEI-Tapajós estava no voo. Volto a confirmar que apesar dele estar compondo a equipe que viria para Jacareacanga, ele ficou relacionado para o segundo voo, já que a aeronave voltaria para Itaituba com a finalidade de buscar o restante da equipe.

Atualização ... 08h44” De acordo com a estratégia da equipe de busca e salvamento o leque de ação do trabalho para encontrar a aeronave aumenta, dirigindo-se até para os limites com o estado do Amazonas, direção vicinal do Jaburu, consideram especialistas que com o temporal a aeronave pode ter saído de seu eixo de navegação e se perdido.

Atualização ... 09ho4” Aviões monomotores decolam neste horário de Jacareacanga para contribuírem com as buscas. Informes dão conta que o Comandante Dario, solicito e solidário com a questão estaria contribuindo com a busca já que é um exímio piloto e conhecedor da região.

Atualização ... 09 h06” Mesmo nublado o tempo tende a melhorar, já encetam voos aeronaves monomotores para o trabalho de buscas. Neste instante o Helicóptero alça voo. É aguardado do estado de MT uma aeronave Pelicano de Busca e salvamento.

Atualização ... 10h02” Finalmente o sol intenso paira sobre Jacareacanga... as buscas continuam.

Atualização ... 11h00” As buscas estão se concentrando no Rio Tapajós próximo a S. Martim, peritos no assunto concluíram que a aeronave, depois de buscas incessantes, em uma varredura sobre a floresta deve ter tentado pouso ou caído no Tapajós, o que seria melhor para a sobrevivência dos passageiros, que poderiam caso não ocorresse forte impacto da aeronave com as aguas, possibilidade de abandonarem o avião antes que submergisse. Varias equipes de voadeiras estão vasculhando as áreas de matas que nesta época do ano estão inundadas procurando pelos possíveis sobreviventes. Episodio semelhante a este já aconteceu com o piloto Edmilson Ayres, que após cair na região do estado do Amapá no rio Molocopote, abandonou com os passageiros seu avião e foi encontrado dois dias depois por equipe de socorro. Na ocasião todos sobreviveram ao desastre.

Atualização ... 11h14” Mergulhadores vindos de Manaus estão nas imediações de S. Martim, em helicóptero da corporação, fazendo mergulhos no Rio para que possam detectar sinais sonoros da aeronave. Muitos aviões de Itaituba estão na região fazendo operações aproveitando o sol e o dia que Graças a Deus se mostra claro e com poucas nuvens.

Atualização ... 12h22” Mais um helicóptero se soma ao grande aparato de busca e salvamento, agora são três. Um grande avião da FAB sobrevoou a cidade, e vários monomotores perscrutam as imediações onde poderia ter acontecido o desastre. Um avião Pelicano está sendo aguardado para integrar a forte equipe que procura o avião e seus passageiros

Atualização... 13h56" conversei agora no aeroporto com o Cmte Dario que vinha 15 minutos atras do Luiz Japonês ele disse que entraram num temporal, e o Luiz passou 17 minutos sobrevoando Jacareacanga para pouso e não conseguiu, disse que sobrevoou todo esse tempo com um motor parado, e que de repente sumiu, crê o Dario que a aeronave caiu, e supõe que não seja no rio, se bem, disse o Dario que Rio ou mata tudo era a mesma coisa, ja que não tinham visibilidade de nada. omento não ha vestígios da aeronave.

Atualização... 14h00"  Até o momento apesar de intensa a busca pela aeronave e sobreviventes, nada foi encontrado nem vestígios.

Atualização... 14h02" Informações do comando de busca e salvamento disciplinou que está proibido o trafego de aviões monomotores na provável área de influencia do desastre, haja vista a considerável quantidade de aviões de amigos do piloto que solidários estão na busca. Há, segundo o grupo de salvamento o risco de acidentes com tantas aeronaves no mesmo espaço.

Atualização... 14h31" corre corre para o aeroporto foi em vão! todos em Jacareacanga em grande expectativa, ao retornar da missão um dos helicópteros para abastecimento e almoço dos integrantes da tripulação causou certa inquietação no seio da sociedade local que pensaram que poderia vir novidades. O tempo urge, a demora preocupa!

Atualização... 15h15" Calmaria que assusta! nem uma noticia, os helicópteros do resgate estão à procura... na busca e nada de retornarem. Demora que incomoda! silencio na cidade... expectativa... orações... recolhimento... e depois de 24 horas do ocorrido a preocupação tende aumentar, se estiverem feridos, famintos, o socorro não os alcançam. Só Deus mesmo!

Atualização... 17h15" Recebi telefonema e conversei a pouco por telefone com o perito Criminal do Renato Chaves Ádson de Jesus, que encontra-se nesta cidade para executar trabalhos de sua alçada, o mesmo em contato com autoridades do resgate confidenciou-nos que a equipe de buscas estão fazendo operações circulares cada vez mais distantes rastreando o avião e local do sinistro. Afirmou o perito que a probabilidade de se encontrar passageiros com vida a experiência indica que se reduz em 70%

Atualização... 18h50" Chuva sobre Jacareacanga... que pena! os helicópteros estavam sobrevoando uma região diferente da inicial e subitamente muita chuva se precipita naquela zona de buscas.

-Atualização... 19h38" as buscas resultaram infrutíferas, e foram suspensas há pouco. Amanhã, serão retomadas. Oxalá tenhamos um bom tempo. Nuvens carregadas cobrem Jacareacanga.

Avião teria caído com equipe do Dsei


Walter Azevedo Tertuliano, Rastilho de Pólvora

Jacareacanga, PA. Notícias não confirmadas dão conta de sinistro envolvendo aeronave Bimotor que estaria sob comando do experiente aeronauta Luiz Feltrin, conhecido como Japonês, que conduzia materiais e parte de uma equipe de saúde do Distrito de Saúde Indígena-Tapajós Dsei -Tapajós, e faria o trecho Itaituba Jacareacanga; teria, ao paralisar um dos motores feito pouso forçado, não sabendo se em uma das pistas alternativas localizadas no trajeto ou amerissado no Tapajós.

A informação espalhou-se na cidade e causa preocupação entre funcionários do Dsei e familiares de possíveis passageiros. Salienta-se que a região de Jacareacanga depois de um sol abrasador pela manhã encontra-se sob fortes chuvaradas.

Comentários não informam sobre vitimas ou outros assuntos paralelos. Ha movimentação de uma aeronave em Jacareacanga averiguando a situação.

Atualizando
Informação mais recente é que na hora da paralisação de um dos motores o piloto ao comunicar-se dizia que estava tentando alcançar a pista de São Martim já bem próximo de Jacareacanga.

Atualizando
De Jacareacanga, seguiu através de embarcação fluvial equipe de saúde compostas de médicos e outros profissionais, descendo o rio tapajós rumo a Itaituba, para as proximidades de São Martim com a finalidade de estarem de prontidão para qualquer eventualidade.

Atualizando
Outro avião incorpora-se em busca do avião desaparecido, tratando-se do Comandante Noco, que sobrevoou a cidade dirigindo para as proximidades de São Martim que dista três minutos de Jacareacanga.

Atualizando
Segundo informações procedentes de Itaituba o avião era conduzido pelo Comandante Dario. Tanto o proprietário da aeronave (Luiz Feltrin) quando Dario, são profissionais com habilidade comprovada para enfrentar situações adversas.

Atualizando
Helicóptero procedente de Manaus chega neste instante em Jacareacanga fazendo buscas. Informações de esquinas dizem que o Cmte Noco sobrevoando o possível local do sinistro avistou uma pequena parte que pode ser do avião desaparecido. Isso é péssimo!

Atualizando
A tripulação do helicoptero identificou parte da fuselagem do avião, provavelmente a cauda...

Atualizando
Mesmo com o inicio da noite a expectativa é grande para o retorno do helicóptero que deslocou-se para o local do desastre. Uma cidade inteira com seu povo em estado de tensão.

Atualizando
Socorro através do helicóptero retorna sem novidades, justificando que nada teria encontrado. Muita gente no aeroporto, aguardando novidades. Equipes de busca e salvamento continuam fazendo buscas através de voadeiras com equipe de saúde.
Advertisemen