-->

Trapiche recebe debate sobre azulejaria de fachada

Publicidade
Prefeitura de São Luís
Professor Paulo César, da Universidade Federal do Maranhão
Rafaela Vidigal

São Luís, MA. Azulejaria de Fachada é o tema da palestra que será ministrada pelo professor e especialista em azulejaria, Paulo César Alves de Carvalho, nesta quarta (16), às 19h, no salão da Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande). A palestra faz parte de uma série de atividade promovidas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).

Serão discutidos aspectos históricos e estéticos do uso de azulejos em fachadas e prédios de São Luís e a permanência da azulejaria como um recurso arquitetônico. A capital maranhense, reconhecida mundialmente como patrimônio cultural, especialmente pelo conjunto arquitetônico com fachadas e azulejarias portuguesas do Século 19, ainda mantém o uso da azulejaria como recurso estético e funcional.

Segundo o pesquisador, o hábito da azulejaria em fachadas começou no Brasil, com a chegada dos portugueses. Os brasileiros emergentes usavam azulejo de banheiro e cozinha para revestir espaços inteiros das fachadas. Hábito que se repete hoje na periferia.

“O que a gente observa é que tem se tornado cada vez mais econômico o uso de pequenos azulejos em formato de pastilhas. Para os mais ricos ficou cafona, mas para os mais pobres tornou-se um objeto funcional e esteticamente interessante”, explicou Paulo César. A palestra dá continuidade ao tema da azulejaria já discutida pelo pesquisador no dia 03 de abril, quando tratou da gênese da azulejaria maranhense.


Sobre o palestrante

Paulo César é professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão, licenciado em Educação Artística e Plástica pela Ufma (1985), especialista em História do Maranhão (2004), com pesquisas na área de Conservação e Restauração de Azulejos, tendo participado da Criação do Museu do Azulejo no Maranhão para a Universidade Federal do Maranhão em 2003.
Advertisemen