-->

Roberto Rocha: O gigante rubro

Publicidade
Olhar Para Frente

Sobre ataques da mídia sarneísta contra o governador José Reinaldo e sua família


Roberto Rocha, 20 de fevereiro de 2009

Não é apenas jornalística a motivação do sistema Lunus/Mirante quanto ao governador José Reinaldo e à sua esposa Alexandra Tavares, secretária de Desenvolvimento Humano. Os ataques ao governador, apesar de virulentos, estão a serviço do embate político, mesmo que de forma exagerada. Porém, quando direcionados à sua esposa, pela forma e conteúdo, mais transparecem uma questão pessoal, com o claro propósito de espezinhar, ferir, magoar.

Joaci Góes, renomado estudioso da natureza humana, em sua extraordinária obra intitulada “Anatomia do Ódio”, disseca o “gigante rubro”, como o chamou Myra y López, e constrói um verdadeiro tratado sobre esse terrível sentimento – o ódio. Através de sua obra, o Joaci ajuda-nos a entender esse grande alvoroço no Maranhão. Segundo ele, o ódio é quase sempre uma reação ao sentimento de humilhação, quando prestígio, dignidade ou auto-estima são ameaçados.

De Olhar para Frente, Direto da Aldeia publicou:
Um convite para discutir o Maranhão
O biombo está no Senado
O nome da Rose

Como fonte de representação e desejos inconscientes, o ódio se apresenta à revelia da percepção, bloqueando o acesso à inteligência e, com o seu consectário, a agressão, tornam-se forças destrutivas quando exteriorizadas, causando fugaz sensação de realização e prazer. O ódio é, assim, o estuário das emoções nascidas da frustração e, numa reação ao ego ferido, busca punir quem impede a satisfação do desejo, com conseqüências danosas, quase sempre recíprocas. Do odiento, são muitas as vítimas em potencial: familiares, amigos e circunstantes, além de ele próprio sofrer, pelas reações físico-químicas, transtornos físicos e mentais.

É também Joaci que joga luz noutro sentimento perigoso: a inveja. Em sua obra, “A Inveja Nossa de Cada Dia”, ele afirma que é muito comum às pessoas se dizerem vítimas da inveja alheia e, quando falam, via de regra, condenam quem a tem com o mesmo vigor que negam possuí-la. Mas a inveja é um ardil muito cruel. Chega sem aviso e transforma em presa fácil não só o invejado, mas também o invejoso, que não a deseja, nem facilmente dela se apercebe. De tão perversa, faz sofrer a ambos, castigando quem se torna alvo de sua incontrolável fúria, como, com mais intensidade ainda, o infeliz portador, que sofre os tormentos corroendo dentro de si.

Tão ruim quanto inconfesso, a inveja é um irritante, persistente e doloroso sentimento de inferioridade em relação à pessoa invejada. E quando a acolhemos dentro de nós, de ingrata, martiriza-nos impiedosamente. Assim, recomenda-se a quem venha sentir tristeza pela felicidade alheia, ou felicidade pela desgraça do próximo, que faça uma imediata reflexão: o perigo pode estar mais perto do que se imagina.

É visível o inconformismo do casal Murad com a destacada presença da primeira dama, Sra. Alexandra Tavares, no Governo José Reinaldo, apesar de ser esta uma participação sempre requerida às esposas dos titulares do Poder Executivo. Se fortes críticas são feitas ao Sr. Murad, em razão de sua passagem pelo governo Roseana, têm a ver com a conduta e não com a sua condição de marido da então governadora. E como exemplos de presenças positivas de cônjuges na gestão pública, ressaltamos aqui a brilhante atuação da Sra. Táti Palácio na administração municipal de São Luís e, ficando apenas com os dois maiores Estados da Federação, da Sra. Lu Alckmin, primeira dama de São Paulo, e da Sra. Rosinha Garotinho, que, pelo seu eficiente trabalho, se tornou governadora do Estado do Rio de janeiro.

Sabe o Governador José Reinaldo que ninguém tem mais razões para desejar e trabalhar o êxito do seu governo do que a sua própria esposa, a primeira dama Alexandra Tavares, que juntos dividirão, qualquer que seja, o resultado desse desafio. Consciente da responsabilidade, a Sra. Alexandra acompanha de perto as importantes decisões governamentais. Enquanto o sistema Lunus/Mirante tenta desmerecê-la, pelo contrário, sua vigilância e zelo tranqüilizam aqueles que, como eu, acreditam no sucesso do Governo José Reinaldo.

Nota do editor da Aldeia: Direto da Aldeia Global publica duas vezes por semana, capítulos de Olhar para Frente, uma visão de futuro, livro de Roberto Rocha, 2014, 254pp, Ed. 360º, organizado por Manoel dos Santos Neto com ilustrações de Monroe Júnior e prefaciado por Hilda Bogéa e Lourival Bogéa, com oa artigos do autor publicados, originalmente, no Jornal Pequeno.
Advertisemen